sexta-feira, 19 de junho de 2009




A
Nova Zelândia é um país de clima temperado no sudoeste da Oceano Pacífico considerado com parte na Polinésia. Faz parte da Oceania. Os indígenas Maori chamam a Nova Zelândia de Aotearoa, comummente traduzido como A terra da longa nuvem branca.




Informações da Nova Zelândia

Capital : Wellington
Cidade mais populosa : Auckland
Língua oficial : Inglês, Maori e Língua de sinais Neozelandesa.
Área Total : 268.680 km²
População (2008) : 4.268.000 hab.
PIB (per capita) :US$26.379 Usd
IDH : 0,944 - Elevado
Moeda : Dólar Neozelandes
Fuso Horário (relação a Brasília) : +18

Cultura
Muito da cultura da Nova Zelândia é derivada de raízes europeias, sobretudo britânicas, e mais recentemente americanas, sendo a cultura Maori uma vertente de grande significado na vida pública neozelandesa, além da influência do maior vizinho, a Austrália. O vigor e originalidade das artes em filmes da Nova Zelândia, ópera, música, pintura, teatro, dança, e artes estão alcançando reconhecimento internacional.
É provavelmente devido ao clima ameno e ao baixo número de residentes que o divertimento no exterior é bastante popular entre os neozelandeses.


Social
A Nova Zelândia é famosa por suas leis sociais e pelo respeito aos direitos humanos. Foi o primeiro país de governo autônomo a dar às mulheres o direito ao voto (1893), e aos idosos o direito às pensões. Além de ter a primeira cidade do mundo - Nelson - a fixar em oito horas a carga horária diária de seus trabalhadores.
A Nova Zelândia tem investido bastante no turismo, importante fonte de divisas, aproveitando-se das belas paisagens naturais. A atividade gera cerca 1,7 bilhões de dólares por ano.
Nos últimos três anos o valor de sua
moeda flutuou entre 45 e 60 centavos do dólar americano.
O atual governo da
Nova Zelândia é composto por uma aliança entre o Partido Trabalhista e a Coalizão Progressiva. O atual primeiro-ministro é John Key, eleito pelo voto popular em novembro de 2008. O líder da Coalizão Progressiva é Jim Anderton, ministro do Desenvolvimento Econômico. O Vice-primeiro-ministro é o Dr. Michael Cullen, também Ministro da Fazenda.



Economia
A Nova Zelândia é um país moderno e industrializado. Suas principais indústrias exportadoras são a agricultura, a horticultura, a pesca e a silvicultura. A Nova Zelândia possui ainda substanciais indústrias transformadoras, turismo e serviços. Além disso, o país é grande produtor de kiwi e uva. È Produtor de grande quantidade de , estando entre os 10 maiores produtores mundiais. Também produz um dos melhores vinhos do mundo.

Curiosidade

Nova Zelândia
é a capital mundial das ovelhas, pois existem mais ou menos quarenta e seis milhões de ovelhas no território, para os apenas três milhões e seiscentos habitantes, ou seja, são quase 13 ovelhas por pessoa.

Todos sabemos que a saga cinematográfica da megaprodução "O Senhor dos Anéis" foi filmada em cenários naturais fantásticos na Nova Zelândia. Outras produções da telona, como "O Piano", "A Encantadora de Baleias", "Almas Gêmeas"e "O Último Samurai", também se ambientam, em maior ou menor escala, na Nova Zelândia.








Pontos Turisticos
A nova Zelandia é um país que seu turismo e baseado na sua natureza os pontos mais visitados da nova zelandia são ilha do Norte, o estreito de cook, Ilha do Sul com sua cahueira muito conhecida por sua flora e fauna diversa.





Ave tipica da nova Zelandia
Ave tipica da nova é o Kiwi o pássaro que teve o nome originad
o da fruta,por ter o formato parecido com esse passaro foi o escolhido para ser o simbolo nacional da Nova Zelandia. Essas terras se separaram da Austrália e do supercontinente Gondwana a 80 milhões de anos, não trazendo consigo nenhum mamífero terrestre ou serpente.Os pássaros de Aoteaora seguiram,uma targetoria singula e permaneceram na ilha da Nova Zelandia por isso se tornou o simbolo nacional.








http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_da_Nova_Zel%C3%A2ndia